quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Você sabia?

A COR BRANCA DO VESTIDO DA NOIVA


Você sabia que a cor branca do vestido da noiva só foi popularizada no século XVII, na Inglaterra, através da Rainha Vitória e sua união com o primo, o Príncipe Albert? Um fato curioso que a noiva que pediu o noivo em casamento, pois naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma rainha. Então ela não teve alternativa a não ser pedir a mão do príncipe.

E essa moda de cor branca no traje lançada por ela permanece até os dias atuais. Antes disso, especialmente na idade média, não havia cor especifica para a cerimônia (a cor mais usada era o vermelho) O vestido branco acabou se tornando o preferido, por simbolizar a castidade e pureza da moça.

Na Grécia e em Roma existem relatos que as pessoas usavam roupas brancas em outras celebrações e momentos importantes, como o nascimento, e o do matrimonio.

Casamento Evangelico Moderno

A cerimônia de casamento evangélico atual incorporou em seu roteiro vários elementos antes mais comuns em outras religiões, alem de outros próprios. Veja um modelo de cerimonial de casamento evangélico:


Hoje em dia a cerimônia de casamento evangélico incorporou em seu cerimonial vários elementos que antes eram mais comuns nos casamentos de outras religiões, como os católicos. Alem disso há varias inovações que têm sito adotadas pelos casais mais modernos, como noiva ou o noivo entra cantando ou tocando instrumento na igreja, louvor gospel com dança, testemunhos de parentes ou amigos, apresentações musicais instrumentais, de cantores, corais, etc. Veja abaixo um modelo de cerimônia para casamento evangélico:

1. Entrada dos padrinhos, a quantidade é definida pelos noivos, mas deve combinar com tamanho do local escolhido para a cerimônia. Os padrinhos ficam no altar com os pais e noivos ou na primeira fila de cadeiras da igreja.

2. Entrada do noivo acompanhado pela mãe.

3. Entrada da noiva, conduzida pelo pai e acompanhada pelas daminhas e pajens.

4. Os pais ficam no altar com os noivos, ou ocupam a primeira fila de cadeiras da igreja, ao lado dos padrinhos.

5. O pastor faz uma preleção com citações bíblicas e uma oração pedindo bênçãos para o casal.

6. Entrada da dama com as alianças ou entrega das alianças pelo padrinho do noivo.

7. Benção e entrega das alianças e palavras do pastor sobre a importância da aliança que esta sendo celebrada entre os noivos.

8. Neste momento pode haver apresentações musicais ao vivo, louvor conduzido por cantores, etc.

9. Benção final sobre os noivos.

10. Oração de despedida.

11. Beijo dos noivos.

12. Saída dos noivos e cortejo do casal (pais e padrinhos, etc.)

Esse cerimonial é apenas uma sugestão e não deve ser tomado como regra obrigatória de roteiro de casamento. Cada casamento tem suas próprias características, que são definidas no decorrer da organização e leva em conta o sonho da noiva evangélica, o orçamento previsto, o local da cerimônia e até mesmo os costumes de casa igreja.

sábado, 14 de agosto de 2010

Documentos para Casamento Civil

Os noivos precisam providenciar os documentos para o casamento civil e dar entrada ao processo do casamento no Cartório de Registro Civil mais próximo da sua residência. Veja aqui como proceder:


Para o Casamento Civil, em primeiro lugar os noivos devem decidir a data do casamento e procurar o Cartório de Registro Civil mais próximo de sua residência (com pelo menos três meses de antecedência) e dar entrada ao processo de casamento civil. Se os noivos residem em bairros diferentes o processo deve ser nos dois cartórios. Para quem deixou para ultima hora, o prazo Maximo é de 20 dias antes do casamento civil (varia de acordo com o cartório).

- Para os noivos brasileiros, solteiros, com mais de 18 anos é necessário:

1. Certidão de nascimento e Cédula de identidade (originais).

2. Comprovante de residência (original)

3. Duas testemunhas.

Existem casos especiais que alem do que citamos acima, são pedidos aos noivos outros documentos:

Noivos divorciados:

Copia autenticada de certidão de casamento anterior e da averbação do divorcio.

Noivos viúvos:

Copia autenticada da certidão de casamento anterior e da certidão de óbito do conjugue.

Noivos estrangeiros:

Para o casamento com estrangeiros, providencias certidão consular (retirar no consulado do país de origem) ou certidão de nascimento original, com carimbo da embaixada brasileira, feita por tradutor publico juramento e registrada em Cartório de Títulos de Documentos, ou levar uma cópia autenticada do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE).

Noivos menores:

Conforme o capitulo II do código civil – da capacidade para o casamento:

Art. 1517. O homem e a mulher com dezesseis anos pode casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou dos seus representantes legais, enquanto não atingir a maioridade civil.

Art. 1.520. Excepcionalmente, será permitido o casamento de quem ainda não alcançou a idade núbil (Art. 1517), para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez.

Cada cartório tem suas normas e preços, por isso antes de tomar qualquer providência consulte o cartório de sua região.

domingo, 1 de agosto de 2010

As regras básicas de uma Cerimônia de Casamento!


Existem algumas regrinhas que devem ser seguidas na entrada da igreja, no altar, na saída dos noivos e na recepção. Vamos aprender?



Entrada da Igreja

Durante muito tempo, quem primeiro chegava a Igreja era o noivo e sua família, para recepcionar seus convidados. Este costume já está superado, afinal de contas o noivo também merece algum mistério. O que geralmente acontece nos dias atuais é algo muito mais cerimonioso e podemos dizer elegante, onde os convidados são recepcionados pelos pais, tanto do noivo quanto da noiva, como também por profissionais designados como cerimonial. O noivo chegará quase no horário da cerimônia, para dar certo luxo e também o mistério que antes era reservado só para a noiva. Como conseqüência, somente os padrinhos irão vê-lo antes da cerimônia.



Atraso da Noiva

O que também não acontece mais é o atraso excessivo da noiva. Esse atraso que há tempo atrás era o máximo, hoje em dia estão totalmente fora de moda. Além de constrangedor, existem algumas Igrejas que cobram taxas adicionais pelo atraso da noiva. O máximo permitido pela etiqueta e protocolo é de 15 minutos, mais do que isso seria abusar de seus convidados como também do casamento que vem a seguir.



Chegada da Noiva

Outro hábito que se adotou, é de somente iniciar o cortejo quando a noiva chegar, pois isso faz com que os padrinhos, pais e o noivo, não fiquem no altar um grande tempo, diante de olhares diversos. Não existe nada mais constrangedor para o noivo. Por isso adotou-se esta mudança, trazendo conforto e requinte a cerimônia.



Chegou a noiva, o carro estaciona com distância, e alguém, o motorista ou o pai, vai até sua esposa ou cerimonial e avisa que está tudo bem, que a cerimônia pode começar.



Cortejo dos noivos

Forma-se o cortejo de entrada da seguinte forma:

• Padrinhos:

1º casal padrinhos da noiva, 2º casal padrinhos do noivo e assim sucessivamente.



Entram primeiro os padrinhos porque eles são as testemunhas do casamento, logo eles devem assistir toda a cerimônia.



As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, para diferenciar da noiva, como também deverão estar só de mãos dadas com eles. Evita-se que os homens dêem o braço para as mulheres, pois com este gesto as roupas das mulheres estarão semi - tampadas pelos ombros masculinos, além de deixar a postura torta.



A ordem de distribuição de entrada dos padrinhos na Igreja deve ser por grau de importância, da seguinte forma: o primeiro casal da noiva deve ser formado pelos seus avôs, seguidos de irmão, tios, primos e amigos, Como também os casais do noivo. Isto não quer dizer que os noivos devem convidar estas pessoas e sim, distribuir os seus padrinhos diante desta hierarquia exposta.

Usa-se muito colocar os padrinhos no primeiro banco da igreja, para evitar que o altar fique congestionado. Ficando acima no altar somente os noivos, pais, damas e pajens.

• Mãe da Noiva e Pai do Noivo:

De mãos dadas, posicionam-se no lado esquerdo do altar.

• Noivo e Mãe do noivo:

Também de mãos dadas, posicionam-se ao lado direito do altar.

• Damas e Pajens:

Eles entram antes, evitando assim que a dama, geralmente uma menina tão nova entre na Igreja ao som da marcha nupcial. Também deve levar em consideração que a dama logo na frente da noiva iria tirar todo o glamour da entrada triunfal da noiva em seu vestido. Não devemos esquecer que a noiva gastou um bom dinheiro em seu vestido e de repente se a noiva entrar precedida da dama, em suas filmagens e fotos, iria ficar aparecendo apenas a parte superior de seu vestido.



Se tiver pajem, é ele quem levará as alianças. A posição no altar do pajem e da dama é a seguinte:



* a Dama do lado esquerdo do altar e o Pajem do lado direito? Justificativa: a dama se tiver idade suficiente pode segurar o buquê da noiva quando esta chegar ao altar e o pajem ficam do lado direito, ou seja, onde está o noivo, pois está servindo a ele em carregar as alianças.

• Noiva e pai:

A noiva é a única mulher a entrar na Igreja pelo lado direito. Preferencialmente entrar de mãos dadas, nunca de braço dados, uma vez que pode sumir parte de seu vestido diante do ombro de seu pai ou acompanhante.



Curiosidade: A noiva entra à direita e também sai pela direita porque biblicamente estar à direita quer dizer estar submisso a esta pessoa.



Cortejo religioso de saída

Sai os Noivos, damas e pajens, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos.



Recepção

Ao chegar os noivos vão fazer uma sessão de fotos juntamente com os pais, padrinhos, damas e pajens. Evitando assim que esteja mal composto para as fotos, se deixarem para mais tarde.



Na entrada do salão

Entrada especial somente para pais e noivos. Os padrinhos, dama e pajens não devem ter entradas especiais. Os pais têm uma música para eles e os noivos outra música especial. Normalmente a música escolhida pelos noivos deve ser uma recordação de seu tempo de namoro, como também pode ser um presente da noiva ao noivo ou um tema especial que ela tenha escolhido como forma de lembrança à ele.

Os pais se posicionam em frente à mesa dos noivos que é a mesma mesa dos seus pais. Os noivos posicionam-se atrás do bolo, onde irá cortá-lo, abrindo assim a festa. Nessa hora, brindam agradecendo e compartilhando com todo este casamento. Inicia-se então a recepção.



A Valsa

Os noivos jantam, e logo em seguida enquanto é servido o bolo, dançam a valsa: primeiro os noivos sozinhos, depois com os pais, depois pais e padrinhos. A noiva dança primeira com seu esposo. Depois que os padrinhos dançam, os noivos podem alternar os pares com seus pais, sendo primeiro com os pais da noiva e depois com os pais do noivo.



Justificativa:



1º- A noiva não dança com seu pai primeiro, porque ele já não é mais responsável por ela, pois entregou estes cuidados ao noivo no altar, diante de todos e com a benção de Deus. A valsa é um ritual no qual os donos da festa convidam a todos para iniciar o baile, logo, deve ser entre os noivos a primeira valsa, pois eles são os donos da festa. Analisemos que como já houve o casamento civil e também o religioso, quem passa a ser a figura masculina responsável da noiva é o noivo.



2º- Os noivos convidam (através dos músicos) os pais, como forma hierárquica de agradecimento à benção desta união, que comemoram com o baile.



3º - Na mesma valsa dos pais, a partir da metade da música, os noivos convidam ( através dos músicos ) os padrinhos, como forma de agradecimento, pois eles serviram como testemunha desta união.



Sempre o convite para a valsa aos pais e padrinhos deve ser feito pelo músico no microfone: Ex:



... e agora os noivos convidam os pais para a valsa...



... e agora os noivos também convidam os padrinhos para a valsa...



ao encerrar esta valsa



... e agora os noivos convidam a todos para a valsa ...



Cumprimentos

Depois da valsa os noivos iniciam os cumprimentos. Isto porque conforme o número de convidados ficaria inviável os noivos cumprimentarem primeiro e dançarem a valsa depois, pois em media se gasta 1 minuto por cada cumprimento, logo, com 200 convidados seriam no mínimo 2 horas de tempo gasto e os convidados teriam que ficar esperando para dançar. Então, convencionou-se a valsa primeiro, deixando a noiva à vontade para fazer seus cumprimentos e demorar o quanto queira com cada pessoa.



O Buquê

O entrega do buquê representa a despedida da noiva. Ela deve jogá-lo pouco antes de ir embora, ou pode também dá-lo de presente a uma amiga solteira em especial.



Lembrancinhas

As lembranças devem ficar em uma mesa decorada e especial na saída, juntamente com a mesa de café, como também pode ser distribuído pelo serviço de cerimonial, juntamente com o bolo. Há quem deixe as lembranças na mesa, juntamente com os pratos, individualmente.

Quem sou eu